Aulas de
Violão

Violão popular e clássico

O violão se destaca no que se refere à versatilidade. Embora não tenha naturalidade brasileira ou latino-americana consolidou-se como um dos principais instrumentos da cultura musical brasileira e de toda a América Latina. Ele está inserido em praticamente todos os gêneros da música popular brasileira assim como na música pop, rock, country, folk, além de ter profundas raízes na música clássica.

Oferecemos aulas de violão popular da qual abordamos leitura de notações específicas da música popular como cifras e tablaturas, técnica e prática de repertório.

E também, aulas de violão clássico cuja metodologia abrange leitura de partitura, técnica, análise, contextualização histórica e a prática de repertório.

As aulas são personalizadas!

Respeitamos o tempo de aprendizado de cada um e valorizamos muito o bem-estar e o prazer que existe em vivenciar a música. Portanto elaboramos o conteúdo das aulas de acordo com as preferências musicais de cada aluno.

Agende sua aula e surpreenda-se!!
31 98563 9320

Professores

professor_filipe_goncalves_bravo_musica

Prof. Filipe Gonçalves

violão e guitarra

Mestre em performance musical  pela Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG) e bacharel em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Filipe Gonçalves tem atuado como violonista desde 2006 em diversos projetos dedicados à música erudita em Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, tocando em importantes salas de concerto como a Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, Conservatório UFMG e a Sala Sérgio Magnani – FEA, SESC – Brasília – DF. Fora do país, se apresentou em festivais no Chile como o “XX Festival Internacional de Guitarra Entrecuerdas” e o “VII Festival Internacional Chiloé Concertante, e também no Peru, no “IV Festival Internacional VivacePeru”. Como compositor, estreou em 2017 duas obras autorais, “Vento e Folhas”e “Valsa Quebrada”, ambas escritas para violão, no 1­º Simpósio Internacional de Violão  UFMG/UNIMONTES/UFSJ.

Durante seu período de formação, foi premiado no Jovem Músico BDMG, sendo chamado pela crítica do jornal Estado de Minas de “uma das grandes promessas de sua geração”, além de ter recebido premiações em concursos como o “V Concurso de Violão do CMVL da FITO, Osasco – SP e também no “Concurso de Violão Musicalis em São Paulo – SP.

Filipe Gonçalves participou de masterclasses com Álvaro Pierre (Uruguai/Áustria), Roland Dyens (França), Carlos Barbosa Lima (Brasil/EUA), Carlo Marchione (Itália), e, atualmente está sob orientação do violonista brasileiro Fábio Zanon.

Sua trajetória como guitarrista começou antes do violão, como autodidata. Durante este período inicial de formação, Filipe foi aluno de diversos professores particulares de guitarra e Teoria Musical ao mesmo tempo em que montou sua primeira banda. Neste período, se apresentou em festivais de rock’n roll e heavy metal realizados em cidades de Minas Gerais.

Prof. Edu Pio

violão, guitarra e Ukulele

Edu Pio é cantor, violonista, compositor, escritor e professor. É Bacharel em Comunicação Social (Newton Paiva 2004) e Bacharel em Música (UEMG 2009).

Há quase 20 anos é professor de violão e musicalização infantil. No final de 2017, Edu criou o Super Pamp, seu personagem de música infantil. Atualmente Edu é professor de musicalização da Avivar, desde 2019 e; professor de violão, guitarra e Ukulele da Bravo Escola de música, desde 2015. Realiza shows com o Super Pamp em eventos públicos e particulares.

Edu já lançou 02 discos na sua carreira: em 2015 o disco “Conversas de bar”, que ganhou M.H. (Menção Honrosa) no Prêmio Melhores da Música Brasileira pelo Site Embrulhador; e lançou em 2020 o disco Infantil “Uma Aventura no Mundo do Tudo é Possível” com o seu personagem de música infantil, Super Pamp. Esse disco recebeu 06 indicações no Premio Profissionais da Música 2020,  indo para a final da Premiação nas categorias melhor disco infantil e melhor espetáculo infantil.

Prof. João Morales

violão

Violonista natural de Belo Horizonte (MG), começou seus estudos musicais de forma autodidata aos 12 anos e posteriormente foi aluno da Escola Municipal de Música de Nova Lima, recebendo aulas tanto de violão erudito como popular. É bacharel em Violão pela Universidade Federal de Minas Gerais, e mestrando em Performance Musical pela mesma instituição.

Já participou de festivais pelo país como o 9º Festival Internacional de Violão em Belo Horizonte e o 10º Festival Internacional de Música de Pelotas, e teve aula com nomes importantes como Thomas Patterson, Fábio Zanon, Aliéksey Vianna, Thiago Colombo e Carlos Barbosa-Lima. Como solista, já se apresentou em Belo Horizonte pelos programas Jovem Músico BDMG, Segunda Musical e Palco Livre UFMG. Também foi finalista do 29º Concurso de Violão Souza-Lima, em São Paulo, e durante o 1º Simpósio Internacional de Violão (Belo Horizonte, 2017), estreou seu Estudo para Violão e Eletrônica.

Foi professor de violão no curso de extensão da UFMG e atualmente ministra oficinas em conservatórios estaduais, promovendo palestras, masterclasses e concertos. Com o contrabaixista Rodrigo Olivárez (Chile) participa da prática e pesquisa na música latino-americana. Além de se apresentar em recitais solo, trabalha constantemente em grupos de câmara, como no Quarteto de Violões Horizontes, e atua no grupo de choro maranhense Cinco Gerações.

Prof.(a) Verônica Zanella

violão e guitarra

Multi-instrumentista, compositora e professora de música Verônica Zanella iniciou seus estudos na música aos 5 anos de idade, como autodidata. Posteriormente, estudou violão clássico, arranjo, contrabaixo, guitarra, canto e produção musical com professores particulares chegando a ingressar no curso de licenciatura em música na UEMG.

Atua como instrumentista em vários projetos e também trabalha como professora particular de violão há 10 anos. De 2002 a 2007 integrou o Grupo Clave de Sol, tocando musicas folclóricas. Integrou também uma Banda Católica realizando diversos shows em Minas Gerais, entre eles a abertura de um show da Banda Rosa De Saron.

Ela integra o trabalho das artistas Maíra Baldaia, Nath Rodrigues, Marquim D’Morais e da banda Mpbaixinhos. Com Maíra Baldaia, Verônica Zanella toca Violão, Guitarra e faz backing vocal além de assinar as algumas composições e arranjos. Acompanhando Maíra, fez três turnês em Portugal de 2016 a 2018, passando pelas cidades de Serpa (Encontro de Culturas), Águeda (Festival Agitágueda), Tondela (Festival Tom de Festa), Coimbra (Festival Romaria cultural), Lisboa, Braga, Beja e Porto (casas de show), entre outras. Participou da gravação do CD (2016) e do DVD (2018) da cantautora em BH.

Com Nath Rodrigues gravou e arranjou as guitarras do disco FRACTAL em uma imersão no estúdio da RED BULL em São Paulo (2018) e acompanhou a cantora em shows e festivais de BH.

Com Marquim D´Morais, atua tocando Baixo em shows, além de ter gravado os violões do disco “Do Alto do Morro“. Já acompanhou os blocos de carnaval, Truck do Desejo, Havayanas Usadas e Então, Brilha.

Atualmente trabalha como Produtora Musical no disco “RIO DE MIM” do cantor Gerson Marques, no single “SAL” de Fernanda Branco Polse e no EP “MONARCA” do rapper Max Souza e é estagiária no Estúdio Engenho.