Aulas de Viola
orquestra

Música que toca a alma!

A viola é um instrumento de orquestra pertencente ao naipe das cordas, ou “família” das cordas. Este naipe é formado por quatro instrumentos – violino, viola, violoncelo e contrabaixo. A viola representa o médio-agudo na família, enquanto o violino tem a função de produzir o agudo, o violoncelo o médio-grave e o contrabaixo, o grave.

Em nossas aulas, o aluno irá desenvolver postura no instrumento, leitura, técnicas de execução, interpretação musical, formação de repertório, além de contextualizações históricas.

As aulas são personalizadas!

Portanto, o conteúdo didático é elaborado de acordo com as afinidades musicais do aluno, respeitando seu tempo de aprendizado e preservando os momentos de bem-estar que a música pode proporcionar.

Agende sua aula e surpreenda-se!!
31 98563 9320

Professores

Prof. Hassuero Coutinho

viola e violino

Hassuero Coutinho é Bacharel em viola pela Universidade Federal de Minas Gerais, na classe do professor Dr. Carlos Aleixo e pós-graduando em Música de Câmara pela FACEC-Alpha. Também é membro efetivo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Iniciou seus estudos em sua cidade natal, Recife-PE, no antigo Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife, hoje ETECM – Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical.

Em 2001 se mudou para Brasília-DF e ingressou na Escola de Música de Brasília, em seguida começou a fazer parte da classe de Viola da Professora Drª. Glêsse Collet, pelo curso de extensão no Departamento de Música da UnB. Fez parte da Orquestra de Cordas da UnB, onde participou da gravação um CD com músicas de compositores brasileiros realizado na Universidade de Karlsruhe na Alemanha e também realizou concertos nesta mesma cidade em 2006.

Participou de vários festivais e máster-classes pelo Brasil onde pode aprimorar sua técnica com grandes violistas como: Rainer Moog, Carlos Aleixo, Glêsse Collet, Timothy Deighton, Horácio Schaefer, Samuel Espinoza, Renato Bandel, Jairo Chaves, Kenneth Martinson, entre outros.

Atuou em diversas orquestras sob a regência de renomados maestros como: Roberto Duarte, Roberto Tibiriçá, João Carlos Martins, Roberto Minczuk, Silvio Barbato, Ira Levin, Silvio Viegas, Helena Errera, Ligia Amadio entre outros. Foi membro por dois anos da Orquestra do SESI Minas/Musicoop, com o maestro Marco Antônio Maia Drumond, onde atuou como chefe do naipe das Violas.

Em 2009 ganhou o concurso Jovem Músico BDMG juntamente com o Quarteto Assai. Com o Quarteto Assai fez apresentações nos projetos Prata da Casa no conservatório UFMG, Viva Música no Auditório da Escola de Música da UFMG. Participou do projeto Quarta Cultural, no Conservatório da UFMG e também no Simpósio Internacional de Educação Musical, com o professor Keith Swanwick.

Ainda em 2009 foi premiado, juntamente com o pianista Gustavo do Carmo, no concurso Jovem Talento da Casa de Música de Ouro Branco.

Foi professor de Viola do Curso de Extensão da UFMG e trabalhou também como professor de Viola e Música de Câmara na Casa de Música de Ouro Branco. Na Orquestra Jovem de Itapecerica trabalhou como maestro e também ministrando aulas de Violino e Viola. Na Escola Livre de Música de Itabira, deu aulas para as turmas de Violino e Viola. Também trabalhou como professor substituto na turma de Violino e Viola na Escola de Cordas de Inhotim em Brumadinho, onde também pode trabalhar como assistente do maestro César Timóteo. Recebeu convites para trabalhar como músico-residente e também para dar aula como professor-assistente nos festivais, Festival Nacional de Música de Divinópolis e na Semana da Música de Ouro Branco.