Percepção Musical

Teoria e Percepção Musical

Nossas aulas de Teoria e Percepção ajudará ao aluno, compreender a linguagem musical, seus conceitos e seus parâmetros além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades como leitura e escuta. Utilizamos métodos diversificados ,criteriosamente escolhidos e testados, para oferecer aos alunos um curso didático, leve e eficaz .

O conteúdo e a dinâmica das aulas é elaborado de acordo com as necessidades de cada um. Dentre estas necessidades podemos citar alunos que desejam estudar de forma livre, alunos que queiram ingressar em algum curso superior de música, alunos que necessitam desenvolver leitura, composição, arranjo, improvisação, entre outros aspectos específicos.  Segue abaixo alguns conceitos e aspectos abordados na disciplina de Teoria e Percepção da #Bravo:

  • Propriedades do som e seus parâmetros.
  • Sistemas Tonal, Modal, Dodecafonismo e outras técnicas de composição.
  • Harmonia – acordes; cadências e funções.
  • Melodia – escalas
  • Notação Musical
  • Elementos de expressão da tradição europeia.
  • Ornamentação, texturas, tonalidades, transposição, entre outros.
  • Leitura à primeira vista
  • Solfejo
  • Ditado

Professores

Prof. Filipe Gonçalves

Percepção Musical

Mestre em performance musical  pela Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG) e bacharel em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Filipe Gonçalves tem atuado como violonista desde 2006 em diversos projetos dedicados à música erudita em Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, tocando em importantes salas de concerto como a Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, Conservatório UFMG e a Sala Sérgio Magnani – FEA, SESC – Brasília – DF. Fora do país, se apresentou em festivais no Chile como o “XX Festival Internacional de Guitarra Entrecuerdas” e o “VII Festival Internacional Chiloé Concertante, e também no Peru, no “IV Festival Internacional VivacePeru”. Como compositor, estreou em 2017 duas obras autorais, “Vento e Folhas”e “Valsa Quebrada”, ambas escritas para violão, no 1­º Simpósio Internacional de Violão  UFMG/UNIMONTES/UFSJ.

Durante seu período de formação, foi premiado no Jovem Músico BDMG, sendo chamado pela crítica do jornal Estado de Minas de “uma das grandes promessas de sua geração”, além de ter recebido premiações em concursos como o “V Concurso de Violão do CMVL da FITO, Osasco – SP e também no “Concurso de Violão Musicalis em São Paulo – SP.

Filipe Gonçalves participou de masterclasses com Álvaro Pierre (Uruguai/Áustria), Roland Dyens (França), Carlos Barbosa Lima (Brasil/EUA), Carlo Marchione (Itália), e, atualmente está sob orientação do violonista brasileiro Fábio Zanon.

Sua trajetória como guitarrista começou antes do violão, como autodidata. Durante este período inicial de formação, Filipe foi aluno de diversos professores particulares de guitarra e Teoria Musical ao mesmo tempo em que montou sua primeira banda. Neste período, se apresentou em festivais de rock’n roll e heavy metal realizados em cidades de Minas Gerais.